segunda-feira, 26 de julho de 2010

Entenda como funcionam as provas de balonismo


De 26 a 29 de agosto, acontece em Maringá, o 12º Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo, para você que quer conhecer um pouco mais sobre como funcionam as provas (tarefas), aí vão algumas dicas, para você entender um pouco mais desse esporte que irá colorir o céu da "Cidade Canção".


TAREFAS

01 ALVO DECLARADO PELO PILOTO (PDG)
Competidor tentará jogar UMA MARCA PRÓXIMA a um alvo selecionado por ele mesmo e declarado por ele antes do vôo.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo declarado. A menor distância é melhor.

02 ALVO DECLARADO PELO JUIZ (JDG)
Competidores irão tentar jogar A MARCA PRÓXIMA A UM ALVO PREVIAMENTE MARCADO.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. A menor distância é melhor.

03 VALSA DA HESITAÇÃO (HW)
Competidores irão tentar jogar A MARCA PRÓXIMA A UM DOS VÁRIOS ALVOS PREVIAMENTE MARCADOS.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X mais próximo, se colocado, ou do alvo. A menor distância ó melhor.

04 FLY IN(FIN)
Competidores irão procurar o seu próprio local de decolagem e tentar jogar a marca o mais próximo do alvo previamente marcado ou do alvo em X.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. A menor distância é melhor.

05 FLY ON (FON)
Competidores irão tentar jogar uma marca o mais próximo de um alvo selecionado por ele mesmo e declarado por ele durante o vôo.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo declarado. Menor distância é melhor.
O competidor deverá escrever claramente na sua marca anterior o seu alvo declarado para o fly on.

06 CAÇA A RAPOSA (HH)
Competidores irão seguir um balão raposa e tentar jogar a marca o mais próximo ao alvo em X colocado PELA RAPOSA não mais que 02 metros na direção do vento em relação ao cesto após o pouso.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X. A menor distância é melhor.

07 CAÇA A RAPOSA COM CORRIDA (wsd)
Competidores irão voar para o ponto de decolagem de um balão raposa, seguir o balão raposa e tentar jogar a marca o mais próximo do alvo em X colocado pelo balão raposa a não mais que 02 metros na direção do vento em relação ao cesto depois do pouso.
O resultado ó a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X. A menor distância é melhor.

08 GORDON BENNETT MEMORIAL (GBM)
Competidores irão tentar jogar a marca dentro de uma(s) área(s) de pontuação o mais próximo a um alvo previamente marcado.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. Menor distância é melhor.

09 AO ALVO COM JANELA DE TEMPO (CRAT)
Competidores irão tentar jogar a marca dentro de uma área válida o mais próximo de um alvo previamente marcado. A(s) área(s) de pontuação terão períodos de tempos específicos de validade.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. A menor distância é melhor.

10 CORRIDA PARA UMA ÁREA (RTA)
Competidores irão tentar jogar a marca no tempo mais curto dentro de uma(s) área(s) de pontuação.
O resultado é o tempo entre a decolagem e a queda da marca. O menor tempo é melhor.

11 COTOVELO (EBW)
Competidores irão tentar a maior modificação de direção durante o vôo. A modificação da direção é o ângulo entre os pontos "A", "B" e "C".
O resultado é o ângulo ABC. Menor ângulo é melhor.

12 ÁREA TRIANGULAR (LR)
Competidores irão tentar obter a maior área de um triângulo ABC.

13 MÍNIMA DISTÂNCIA (MIN)
Competidores irão tentar jogar a marca o mais próximo do local comum de decolagem, depois de ter voado um mínimo de tempo definido.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao ponto de decolagem. A menor distância é melhor.

14 MÍNIMA DISTÂNCIA COM ÁREA DE PONTUAÇÃO (SF)
Competidores irão tentar jogar a marca o mais próximo ao ponto de decolagem dentro de uma(s) área(s) definida.
O resultado é a distância entre o ponto de medição da marca ao ponto de decolagem. A menor distância é melhor.

15 MÍNIMA DISTÂNCIA COM DUAS MARCAÇÕES (MNDD)
Competidores irão tentar jogar duas marcas o mais próximo entre elas em diferentes áreas de pontuação.
O resultado é a distância entre os pontos de medição das marcas. Menor distância é melhor.

16 MÁXIMA DISTÂNCIA COM TEMPO DEFINIDO (MDT)
Competidores irão tentar jogar a marca o mais longe do ponto de decolagem dentro de um tempo máximo definido.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao ponto de decolagem. A maior distância é melhor.

17 MÁXIMA DISTÂNCIA (MAX)
Competidores irão tentar jogar a marca o mais longe do ponto de decolagem dentro de uma(s) área(s) definida.
O resultado é a distância do ponto de medição ao ponto de decolagem. A maior distância é melhor.

18 MÁXIMA DISTÂNCIA COM DUAS MARCAÇÕES (MXDD)
Competidores irão tentar jogar duas marcas o mais longe entre elas em uma(s) área(s) de pontuação.
O resultado é a distância entre os pontos de medição das marcas. Maior distância melhor.

Fonte: http://www.escoladebalonismo.com.br/curiosidades.html

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